segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A SAÚDE DOS SEUS CABELOS ESTÁ NO QUE VOCÊ COME!





Veja os 5 principais amigos da saúde dos cabelos, que ajudam a deixar o fio mais forte, brilhoso, crescer mais rápido e ficar bonito:

1º) Proteína de boa qualidade (carne, frango, peixe, ovos...) devem estar em quantidade suficiente na alimentação, pois o aminoácido apresenta a função estrutural, de manutenção e reparo dos tecidos. Nem todos os aminoácidos estão presentes na fibra capilar, porém para que os cabelos fiquem mais bonitos, fortes e saudáveis os aminoácidos são fundamentais.
 A proteína também é rica em taurina um tipo de aminoácido que pode melhorar a hidratação do cabelo, estimula o crescimento, protege o folículo capilar e combate o estresse oxidativo prevenindo o envelhecimento.
As fontes de proteínas devem ser consumidas duas vezes ao dia, numa porção de 100g, cada uma equivale ao tamanho da palma da mão.

2º) Cenoura/abóbora e todos os alimentos alaranjados possuem betacaroteno que ajudam muito na vitalidade e crescimento do cabelo, pois colabora na manutenção dos tecidos e cabelos. Por conterem antioxidantes, contribuem para que não haja estresse oxidativo e morte do bulbo capilar, o que além de provocar queda de cabelo, pode deixar os cabelos mais grisalhos.
Esses alimentos podem ser consumidos à vontade todos os dias na forma de salada, sopas, refogados, no vapor, etc... Para maior aproveitamento do
betacaroteno, procure consumi-los com uma fonte de gordura como azeite. O aproveitamento é melhor ainda se o alimento estiver cru.

3º) Cereais integrais (aveia, arroz integral,...) são fontes de zinco e complexo B que ajuda na multiplicação das células, favorecendo no crescimento e fortalecimento dos cabelos. O zinco também é um fator importante para não haver engrisalhamento e queda de cabelo acelerado. Além disso o zinco é um mineral essencial para que haja controle sobre mudanças hormonais que podem ocorrer e favorecer a queda de cabelo. Um problema onde o zinco pode ajudar é na alopecia androgenética - queda de cabelo.
Quando falamos de consumo de cereais integrais, a dica é: troque o alimento que normalmente você come na forma refinada e passe a consumi-lo na forma integral. Então troque o pão branco pelo integral, o mesmo caso do arroz, introduza a aveia na sua alimentação em cima de uma fruta, por exemplo, e assim os benefícios vão aparecendo.

4º) Soja por ser uma fonte de proteína, vitaminas do complexo B, zinco e outros minerais também pode ajudar a prevenir a queda dos cabelos. Porém uma alimentação variada é fundamental para que a saúde do couro cabeludo e dos próprios cabelos seja mantida.
De acordo com as recomendações, o consumo diário de 50g (3 colheres de sopa) de soja já traria diversos benefícios à saúde. Mas a introdução pode ser feita duas vezes na semana como substituição à proteína animal e ir sendo aumentada aos poucos.

5º) Oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, etc...) contêm, vitamina E e zinco que participam no processo de formação dos fios e sua ausência nas células da raiz pode acarretar em problemas de formação da estrutura capilar.
As oleaginosas são ótimas opções de lanches intermediários. Pode ser feito um mix misturando as frutas secas com duas colheres de sopa de oleaginosas e um tipo de fruta seca (damasco, ameixa etc...) a escolher.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua opinião, ela é muito importante para nós.