quinta-feira, 7 de agosto de 2014

ANSIEDADE & ALIMENTAÇÃO

   



      Ansiedade é uma sensação natural e normal de desconforto que nós mulheres experimentamos frente a um perigo presente que nos faz  preparar-se para uma situação que reduza ou previna a sua ocorrência. A ansiedade tem a função de diminuir o desconforto, pois propícia um impulso para resolução dessas situações, aumentando o grau de vigília, o que amplia a capacidade de agir em situações de estresse.

      Mas aí vai a novidade: alimentos podem e ajudam e muito nos quadros de ansiedade....confira:

1)      priorize FIBRAS na sua dieta diária, fazem seu intestino funcionar regularmente pois este órgão ajuda na produção de SEROTONINA, o poderoso hormônio responsável pela promoção da sensação de bem-estar. Alimentos: frutas/verduras/legumes/grãos cereais integrais tipo farelo ou flocos de aveia ( contém 1 substância chamada “ avenina “ que possui ação relaxante ) .

2)      outra fonte que ajuda a controlar a ansiedade é o TRIPTOFANO, um aminoácido precursor da Serotonina e presente nas Vitaminas do Complexo B, principalmente Vit. B6, mas cuidado com consumo de álcool pois este impede a sua absorção. Alimentos: leite/queijos tipo ricota,cottage,minas/ leguminosas tipo feijão,lentilha,soja/abacate/gérmen trigo/levedo cerveja.


3)      atenção ao consumo de MAGNÈSIO, este mineral é essencial para a produção de energia a partir da glicose. Alimentos: folhosos verde-escuros tipo agrião/brócoles/couve/espinafre/coentro e oleaginosas tipo avelã/nozes

      4)  Incremente sua alimentação com VITAMINA C, responsável pela oxigenação das células               combatendo a indisposição .Alimentos: acerola /mamão /goiaba /kiwi /pimentão / brócoles /              couve-flor / salsinha

5)      Uma noite bem dormida também é pré-requisito para combater a ansiedade. Durante o sono o organismo produz MELATONINA, um hormônio antioxidante que remove os radicais livres do organismo e proporciona sensação de bem-estar e relaxamento. Mas, antes de dormir, fique longe  de alimentos estimulantes como café/chocolate/chá e bebidas alcoólicas.


6)      VIVA O AQUI E AGORA: procure controlar sua ansiedade com exercícios de relaxamento,meditação ou 1 atividade física de sua preferência, vale também ouvir 1 música,ler 1 bom livro....Vá adiante, devagar e sempre, pois a melhora se dá de forma contínua. Nunca avance mais que um dia de cada vez!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua opinião, ela é muito importante para nós.